Ouvir o santo padre e ler documentos da Igreja são sempre fontes de inspiração. Foi assim com o novo single de Pe. Joãozinho, scj, A esperança não se cansa [https://bfan.link/a-esperanca-nao-se-cansa]. Com base na mensagem deixada pelo Papa Francisco para o 59º Dia Mundial das Comunicações Sociais, a canção carrega uma mensagem de experiência concreta com Deus: “A esperança tem um rosto: é Jesus de Nazaré. Está vivo, ressuscitado; é a razão da nossa fé”.
A letra traz um sopro de ânimo para tempos difíceis, lembrando que a esperança não se cansa de crer e amar. É um chamado a viver com serenidade e alegria, mesmo diante das adversidades, sem dar ênfase à irritação ou ilusões.
Logo que o sacerdote soube do tema da mensagem, já percebeu que uma rima sairia dali: “Compartilhe com mansidão a esperança do coração. Compartilhe com seu irmão a esperança do coração!” Um refrão que ressalta que a esperança cresce e se fortalece quando transmitida ao outro.
“Era uma música que já estava pronta à minha frente. E, no mesmo dia [da divulgação da mensagem], a melodia começou a nascer no meu coração. Neste mundo polarizado, cheio de raiva e, às vezes, de palavras agressivas, é preciso um pouco mais de mansidão”, destaca o religioso dehoniano.
Uma composição que ressoa o legado do Papa Francisco
O próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais será celebrado em 1º de junho. Em seu texto com o tema “Partilhai com mansidão a esperança que está nos vossos corações (cf. 1 Pd 3,15-16)”, Francisco registrou importantes ensinamentos: comunicar é mais do que transmitir informações, porém é saber “curar as feridas da nossa humanidade”. Ele pediu ainda que os cristãos sejam “testemunhas e promotores de uma comunicação não hostil, que difunda uma cultura do cuidado, construa pontes e atravesse os muros visíveis e invisíveis do nosso tempo”.
Todo esse conteúdo permitiu que Pe. Joãozinho, scj traduzisse tais orientações em melodia. As estrofes de A esperança não se cansa [https://bfan.link/a-esperanca-nao-se-cansa] são um resumo poético das palavras do santo padre que nos deixou mais do que saudades, mas também um legado de esperança, fraternidade e paz.
A esperança é um sonho; uma flor que já brotou E resiste na terra seca onde o Céu já começou Testemunhas da esperança com um coração criançaQue na fome e na guerra nunca esquece de brincar
Foto: Pe. Joãozinho, scj (Foto: Juliene Barros)
Uma equipe do coração
A gravação de A esperança não se cansa contou com a participação de grandes profissionais. Além de Pe. Joãozinho, scj, cantam Cantores de Deus, Sônia Mara, Betinho e Ricardo Moreno. A coordenação de produção é de Ir. Eliane Deprá, fsp, e a produção foi assinada pelo padre e Ir. Verônica Firmino, fsp, que também foi a produtora artística. Os arranjos e instrumentação são do maestro Luiz A. Karam; e a gravação de voz, mixagem e masterização de Alexandre Soares.
Pe. Joãozinho, scj é uma das referências da música católica no Brasil, com mais de 35 anos de trajetória e cerca de 500 canções gravadas. Seu talento musical, aliado a uma profunda vivência espiritual e acadêmica, resulta em canções que tocam a alma do povo. Ele é sacerdote da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos) e doutor em Teologia, Educação e Espiritualidade. Atualmente, leciona na Faculdade Dehoniana, em Taubaté.
Por Gracielle Reis